segunda-feira, 23 de maio de 2011

PREFEITO ADNAN, VISITOU RESIDENCIAL MORADA DO SOL


O PREFEITO ADNAN DEMACHKI, ACOMPANHADO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E OUTROS CONVIDADOS ESTIVERAM VISITANDO AS OBRAS DO RESIDENCIAL MORADA DO SOL, QUE VAI BENEFICIAR MIL FAMILIAS DE BAIXA RENDA, DO MUNICÍPIO. SERÃO MAIS DE 4 MIL PESSOAS QUE EM BREVE ESTARÃO MORANDO NAS 969 UNIDADES HABITACIONAIS QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA. A ENTREGA DOS IMÓVEIS ESTÁ PREVISTO PARA OS PRÓXIMOS MESES.

terça-feira, 17 de maio de 2011

PALOCCI E AS NOVIDADES DE BRASÍLIA



Jeferson Ribeiro

Em Brasília
Se depender do PSDB, o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, ainda terá que prestar esclarecimentos adicionais sobre a atividade da consultoria Projeto, empresa que administra seus imóveis.

O partido protocola nesta terça-feira no Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf), em Brasília, um ofício que pede ao órgão para examinar se houve alguma movimentação atípica nas contas da empresa do ministro.
Palocci foi alvo de acusações, publicadas no domingo pelo jornal Folha de S.Paulo, de que seu patrimônio teria aumentado 20 vezes desde 2006. Ele rebateu as informações e alegou, em nota, que toda sua evolução patrimonial consta em sua declaração de Imposto de Renda.
Palocci afirmou ainda que a Projeto foi aberta em 2006 para prestar serviços de consultoria econômico-financeira, atividade que realizou até 2010. Depois, essas atividades foram encerradas devido ao seu cargo, e a empresa passou a funcionar como administradora de imóveis. A oposição, no entanto, não se convenceu e quer mais esclarecimentos de Palocci.
O PSDB também decidiu encaminhar, via Câmara dos Deputados, um requerimento para que a Receita Federal informe a situação fiscal da consultoria. Outro será dirigido à Controladoria-Geral da União (CGU) para saber se a empresa manteve relação contratual com algum órgão do Executivo federal.
O partido também apoia a iniciativa do DEM de convidar Palocci para explicar seu crescimento patrimonial na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara.
O ministro, segundo o jornal, comprou dois imóveis por meio da empresa Projeto. Um apartamento em São Paulo de 6,6 milhões de reais e uma sala comercial de 882 mil reais, ambos adquiridos antes de assumir o cargo no atual governo.
Apesar dos esforços da oposição para arrancar mais explicações de ministro, Palocci tem o apoio do Palácio do Planalto para se manter calado.
Nesta terça-feira, durante cerimônia no Planalto, o ministro foi chamado por repórteres para comentar as denúncias, mas evitou falar.
Visto pelo mercado financeiro como um grande defensor da estabilidade fiscal e das políticas econômicas ortodoxas no governo da presidente Dilma Rousseff, Palocci mantém uma relação próxima com a presidente desde a campanha presidencial e é um dos mais influentes em seu governo.
À Comissão de Ética da Presidência, que descartou na segunda-feira investigar o crescimento patrimonial, Palocci também informou que a Projeto atuava na área de consultoria e depois foi remodelada para se tornar apenas a administradora de seus imóveis.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

GP DE ATLETISMO EM BELEM




05 Governador abre GP de Atletismo e fala em amistoso da Copa

O governador Simão Jatene declarou aberta a programação do Grande Prêmio Internacional de Atletismo, no Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão, na manhã deste domingo, 15. Em discurso breve, Jatene deu boas-vindas ao público e aos atletas participantes. O desfile das delegações foi acompanhado pela banda de música da Polícia Militar. As bandeiras foram conduzidas pelos alunos do Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, da Marinha do Brasil.

O Grande Prêmio Internacional de Atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo com apoio da Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do Pará. Uma exibição especial do atletismo paraolímpico paraense abriu a programação das provas de pista e de campo. O governador estava acompanhado do secretáario de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, e do chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho.

Os atletas Alan Fonteles, medalhista mundial; Bruno Lins, campeão brasileiro das provas de 100, 200 e 400 metros do circuito brasileiro de atletismo paraolímpico, e Danyson Melo de Oliveira, outra boa promessa do atletismo paraolímpico paraense integraram a comitiva. O GP Internacional de Atletismo trouxe para Belém as maiores estrelas brasileiras da modalidade, como a campeã Olímpica de Pequim, Maurren Maggi, do salto em distância; Fábio Gomes da Silva, atual recordista da prova de salto com vara, e Ana Cláudia Lemos Silva, uma das líderes do ranking 2011, na prova de 100 metros rasos.

O superintendente da Caixa Econômica no Pará, Evandro Narciso de Lima, ressaltou o orgulho da Instituição em participar do evento. “Nos sentimos muito honrados, é um resgate importante para o Pará. Para nós, como patrocinadores do atletismo nacional, é muito importante esta parceria com o governo, que ajuda a trazer de volta a competição ao Estado. Esperamos conseguir trazer outros eventos de repercussão nacional”, disse.

O presidente da Confederação Nacional de Atletismo, Roberto Gesta, falou sobre o valor do torcedor paraense para o fortalecimento da competição. “É um privilegio voltar a Belém para a décima edição do GP. Atletas do Brasil e do mundo são unânimes ao testemunhar sobre a generosa hospitalidade do povo paraense. Isso é uma grande conquista para o atletismo e par o esporte em nosso país”. Nas noves edições anteriores, Belém registrou os maiores números de espectadores em competições de atletismo da América do Sul.

Desempenho - Os primeiros resultados saíram da prova dos cinco mil metros rasos. A campeã da prova foi Almaz Ayana, da Etiópia, com tempo de 15 minutos, 12 segundos e 24 centésimos; em segundo lugar, também da Etiópia, ficou a atleta Mekdes Bekele, com tempo de 15 minutos, 49 segundos e 11 centésimos. A terceira colocada foi a atleta do Kênia, Putirty Cherotick Kirui, com tempo de 13’,13’’,42’’’.

Na versão masculina da prova dos cinco mil metros, os atletas quenianos confirmaram o favoritismo e lideraram as 12 voltas na pista Olímpica do Mangueirão. A medalha de ouro ficou com a atleta Bisluke Kpkorir Kplagat; a prata ficou com Davird Kiprotich Belt e o bronze com Tshamano Setone, da África do Sul. Na prova do arremesso do peso feminino, a atleta do Trinidad y Tobago, Cleopatra Borel, ficou com a medalha de ouro; a medalha de prata ficou com Mailin Vargas, de Cuba, e a medalha de bronze ficou com a atleta cubana Misleydis González.

Na prova dos 100 metros com barreiras, a vencedora foi a atleta Brigite Merlano, da Colômbia, com tempo de 13.04, em segundo lugar ficou Andrea Bliss, da Jamaica, com tempo de 13; 33 e em terceiro lugar a brasileira, Maila Paula Machado, com tempo de 13;34. A mulher mais rápida do GP foi a nigeriana Oludamola Osayomi, da Nigéria, com tempo de 11 segundos e 31 centésimos.

Na prova dos 100 metros com barreiras, o atleta norte-americano Antwon Hicks ficou com a medalha de ouro; o brasileiro Matheus Inocêncio foi medalha de prata e o bronze ficou com Thiago Mendes Castelo Branco. A brasileira Ana Cláudia Lemos Silva, recordista brasileira e sul-ameriacana da prova dos 100 metros rasos ficou com a medalha de bronze, já a prata ficou com a atleta Talesia Harrigan.

Mais de 20 mil pessoas assistiram as provas no Estádio Olímpico do Pará. A competição acontece simultaneamente. O governador Simão Jatene avaliou positivamente o evento e disse que o sucesso deve-se ao pacto estabelecido entre os vários parceiros envolvidos na organização. “Temos que entender que nossa cidade estava fechada para os grandes eventos, que agora nós estamos resgatando. O Pará é um Estado com muitos desafios que precisam de muitos parceiros para ajudar a superar”, disse.

Copa do Mundo

Falando de futebol, o governador não descartou a possibilidade de Belém ganhar um jogo amistoso da seleção brasileira antes da Copa de 2014. A negociação com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, está bem adiantada. “É possível trazer um jogo amistoso da seleção, mas vamos aguardar um pouco mais para poder confirmar essa informação”, disse o governador, que acompanhou o Grande Prêmio da tribuna de honra do Mangueirão.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo, também avaliou positivamente o Grande Prêmio e disse que a competição foi uma prévia dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio de Janeiro, em 2016. “O GP em Belém é sempre excelente. Neste domingo, até o tempo ajudou com pouco sol. Em termos dos atletas, o nível é muito bom. Tivemos o grande campeão Dwain Chambers, e os quenianos que lideraram a prova dos cinco mil metros”, disse.

O atleta americano Dwain Chambers correu os 100 metros rasos em 10’’16 e ficou com a medalha de ouro; a prata ficou o atleta de Trinidad y Tobago Marc Burns, com tempo de 10’’ 38 e Adams Harris ficou com o bronze. Melhor brasileiro da prova foi Sandro Ricardo Viana, com tempo de 10’’53. Na prova do salto com vara, o brasileiro Fábio Gomes da Silva não foi bem e perdeu a medalha de ouro para o cubano Lázaro Borges (5,70); Fábio foi prata com 5,50 e a medalha de bronze ficou com o atleta brasileiro Thiago Braz da Silva.

No salto triplo masculino, o atleta cubano Osniel Tosca, ficou com a medalha de ouro; Jefferson Dias Sabino, do Brasil, ficou com a prata, e Hilton da Slva, também do Brasil foi medalha de bronze. Na prova dos 800 metros, o brasileiro Kleberson Davide foi vice-campeão da prova, perdendo apenas para o atleta keniano, David Mutinda Mutua, favorito da prova. O terceiro lugar ficou com Rafith Rodriguez, da Colômbia.

A maior estrela da prova, a brasileira Maurren Maggi encerrou a série de saltos em terceiro lugar e ficou com a medalha de bronze. Keila Costa, também brasileira, ficou com a prata; e a americana Brianna Glenn ficou com ouro. O GP encerrou com o tradicional sorteio de um carro zero quilômetro. O sorteado foi o número 05.601, pertencente a Juvenal Pereira da Costa. O secretário Marcos Eiró entregou as chaves do carro ao grande ganhador do dia.

Ascom/Seel

14
05

quinta-feira, 12 de maio de 2011

VOTAÇÂO DO CÓDIGO FLORESTAL FOI ADIADA.

BRASÍLIA (Reuters) - A votação da reforma do Código Florestal foi adiada mais uma vez na terça-feira por falta de um acordo sobre o texto. A matéria deve ser votada na quarta-feira, afirmou o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS).
A intenção dos parlamentares é começar a discussão pela manhã e concluir a votação ainda na quarta.
Apesar das intensas negociações, não houve consenso em torno de um ponto da proposta do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e o governo aguardava um acordo amplo da base para que o texto fosse votado.
"Já há um acordo no conteúdo do Código Florestal. Agora estamos colocando no papel...É um acordo que deve levar à aceitação por parte de todos da isenção de reserva legal nos quatro módulos fiscais (propriedades que variam entre 20 e 400 hectares, dependendo da região do país) e à manutenção das áreas de preservação permanentes nas margens dos rios", disse Maia ao sair de reunião com líderes partidários.
De acordo com o presidente da Câmara, a dispensa de reflorestamento de reserva legal (área de mata nativa que deve ser preservada) para pequenas propriedades, de até quatro módulos fiscais, ainda precisa de ajuste por parte do governo.
O ajuste foi explicitado pelo relator da proposta, já que o governo quer que ele troque essa determinação para atender apenas "agricultores familiares e produtores cooperativados".
No entendimento de Rebelo, a proposta do governo excluiria pequenos produtores do Norte e do Nordeste.
O líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que talvez nem apresente uma emenda para modificar essa posição de Rebelo durante a votação no plenário na quarta-feira.
"Eu vou negociar com o Aldo para colocar uma trava (neste tamanho das propriedades)", contou o petista. Ele preferiu não dar detalhes, mas explicou que da forma como foi definido por Rebelo, o proprietário de uma área de 20 módulos fiscais poderia, por exemplo, dividir este território em até cinco pedaços e passaria a ser beneficiado pela isenção de recompor a reserva legal.
"Quem sabe podemos limitar por CPF", disse ele, sem se estender.
(Por Maria Carolina Marcello e Jeferson Ribeiro)


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/05/10/camara-adia-novamente-votacao-do-novo-codigo-florestal-924430904.asp#ixzz1M93KxJ9C
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

terça-feira, 10 de maio de 2011

BIN LADEN E OS VÍDEOS

..Al Qaeda diz que vídeo de Osama bin Laden divulgado pelos EUA é falso

Por Agências internacionais | Agência O Globo – ter, 10 de mai de 2011
....Compartilhar
retweet
E-mailImprimir......DUBAI - A Al Qaeda acusou o governo dos Estados Unidos de ter usado imagens falsas de Osama bin Laden e questionou a autenticidade de um dos vídeos divulgados pela Casa Branca no qual um homem de barba branca aparece assistindo televisão. Segundo a administração Obama, o homem seria Bin Laden.

"Devem ficar atentos: os Estados Unidos mentem", afirmaram membros do site Shumuj al Islam, que divulga vídeos da rede terrorista.

O grupo extremista destacou diferenças entre o homem do vídeo e o verdadeiro Bin Laden, em particular as orelhas e os olhos.
As imagens foram divulgadas pelos EUA dias após a morte do terrorista em sua fortaleza no Paquistão. O governo americano informou que as forças americanas apreenderam cinco vídeos e diversos documentos na residência de Abbottabad.

EUA acusam Paquistão de vazar nome de agente da CIA em retaliação

Enquanto isso, as relações de Islamabad e Washington parecem continuar instáveis. O governo do Paquistão informou que seu serviço de inteligência (ISI) vai permitir que agentes americanos interroguem as três viúvas de Bin Laden - que estão sob custódia do país -, informou rede de televisão CBS. Autoridades dos EUA, porém, acusam o Paquistão ter divulgado para a imprensa o nome do chefe da CIA em Islamabad.

A identidade do agente foi mencionada em um programa da rede de televisão ARY e depois pelo jornal "The Nation". O diretor da TV negou que o vazamento tinha um objetivo político.

Tanto a embaixada dos EUA como o ISI se negaram a comentar o assunto, que pode complicar ainda mais as tensas relações entre os dois países.

Em dezembro passado, a CIA se viu obrigada a tirar do Paquistão seu enviado de Islamabad depois que seu suposto nome foi revelado. Na ocasião, o vazamento ocorreu logo após o nome do diretor-geral do ISI, Ahmed Shuja Pasha, ter aparecido em um processo sobre os atentados de Bombay em 2008.
..

sábado, 7 de maio de 2011

PARÁ, SERÁ DIVIDÍDO EM TRES ESTADOS


BRASÍLIA. Ainda este ano a população do Pará terá que se pronunciar, em plebiscito, se aceita a divisão do estado em três unidades da federação: além do Pará, seriam criados os estados de Carajás e Tapajós. O plebiscito sobre Carajás, já aprovado pelo Senado, recebeu ontem o aval da Câmara e será promulgado pelo Congresso Nacional. O texto dá prazo à Justiça Eleitoral de até seis meses para a consulta. A proposta sobre o plebiscito em relação a Tapajós foi alterada e terá que retornar para nova votação no Senado.

A criação de dois novos estados, se efetivada, implicará aumento de gastos públicos. Serão necessários recursos para a implantação de todo o aparato administrativo dos órgãos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, além de seis novos senadores para representação no Congresso. Os defensores da ideia não divulgaram a estimativa de gastos. Em 2009, o pesquisador do Ipea Rogério Boueri divulgou o estudo "Custos de funcionamento das unidades federativas brasileiras e suas implicações sobre a criação de novos estados", em que estima que um novo estado teria custos fixos de R$832 milhões anuais.

De acordo com a proposta de divisão do Pará, o custo-benefício é favorável, pois as regiões poderão se desenvolver, como ocorreu com Tocantins, desmembrado de Goiás em 1988. O líder do PDT, deputado Giovanni Queiroz (PA), afirma que os custos de estruturação dos novos estados poderão ser minimizados com uma parceria com a iniciativa privada:

O projeto prevê que Carajás tenha 39 municípios no sul e sudeste do atual estado e uma população de 1,6 milhão de habitantes; Tapajós, 27 municípios a oeste, com 1,3 milhão de moradores e o Pará, no norte, ficaria com 86 municípios e 4,6 milhões de habitantes.

Área mais rica em minério ficará com Carajás

Desde 1989, projetos já pediam a divisão do Pará. Por meio da internet, muitos se pronunciam contra e a favor da divisão. Alguns enfatizam que Carajás possui a área mais rica em minério do Pará. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traçará as regras do plebiscito. Se a divisão territorial do Pará for aprovada na consulta, terá que ser aprovada, posteriormente, no Congresso lei disciplinando a formatação das novas unidades da federação. Segundo Queiroz, há R$8,6 milhões no orçamento para a realização do plebiscito.

Ontem, a aprovação dos plebiscitos em plenário foi simbólica e menos de cem deputados estavam presentes. Apesar de tentar frear a aprovação, o governo cedeu a acordo feito pelos líderes partidários e não pediu verificação do quórum, que inviabilizaria a votação.

O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse acreditar que a divisão não será aceita pela população do Pará. Além dos dois projetos votados ontem, tramitam na Câmara outras sete propostas, quatro de criação de novos estados - Mato Grosso do Norte, Estado do Rio São Francisco (Bahia), Gurgueia (Piauí) e Maranhão do Sul -, e três de criação de territórios no Amazonas (Rio Negro, Solimões e Juruá).

sexta-feira, 6 de maio de 2011

LANÇADO EM TAILANDIA PROGRAMA MUNCÍPIOS VERDES

Tailândia receberá Programa Municípios Verdes nesta sexta-feira

A primeira apresentação do Programa Municípios Verdes, lançado pelo governo do Estado no município de Paragominas, no nordeste paraense, acontecerá nesta sexta-feira (06), no município de Tailândia, região sudeste. Segundo o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Sidney Rosa, dos 87 municípios que até agora aderiram ao programa, Tailândia foi escolhido para ser o primeiro a apresentar o “Municípios Verdes” à sociedade local porque enfrentou uma série crise econômica após a operação Arco de Fogo, realizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e Polícia Federal, em 2008.

“A cidade perdeu muito. A economia foi abalada, pois houve a desativação do setor madeireiro local e 10 mil pessoas foram embora do município procurar emprego em outros locais”, informou o secretário, ressaltando que o município precisa de uma atenção especial do governo do Estado. “Esse é o momento de chegar em Tailândia com a regularização fundiária, com atividades produtivas para consolidar as áreas abertas, com medidas que levem à regularização das atividades ambientais”, ressaltou

O pacto pelo controle do desmatamento e pela regularização ambiental será firmado no auditório do Texas Rodeio, a partir das 8h, na presença deo secretário Sidney Rosa, do prefeito de Tailândia, Gilberto Miguel Sufredini, e de membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sindicato dos Produtores Rurais de Tailândia.

Expoingá – O Programa Municípios Verdes integra a programação da 39ª Exposição Agropecuária de Maringá, no Paraná, que acontece de 5 a 15 deste mês. A Prefeitura de Paragominas representará o Estado como município modelo, por ter adotado o desmatamento zero há três anos.


Adnan Demacki, prefeito de Paragominas, estará em Maringá de 11 a 15 deste mês, participando de diversas reuniões, nas quais vai expor as diretrizes do programa e apresentar não só Paragominas, mas o Pará como um Estado viável e seguro para os investidores que participarão da feira agropecuária. “É uma ótima oportunidade de mostrar que o programa dá segurança jurídica e incentiva a produção em áreas já consolidadas”, afirmou Sidney Rosa, lembrando que o município paraense será também atração para novos empreendedores de grãos e do setor moveleiro.



--


Taís Fiorese
Jornalista
DRT - 1797
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Paragominas
blog: www.blogoficialdeparagominas.blogspot.com
Fone: (91) 8836-9529
Twiter: @taisfiorese