segunda-feira, 16 de maio de 2011

GP DE ATLETISMO EM BELEM




05 Governador abre GP de Atletismo e fala em amistoso da Copa

O governador Simão Jatene declarou aberta a programação do Grande Prêmio Internacional de Atletismo, no Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão, na manhã deste domingo, 15. Em discurso breve, Jatene deu boas-vindas ao público e aos atletas participantes. O desfile das delegações foi acompanhado pela banda de música da Polícia Militar. As bandeiras foram conduzidas pelos alunos do Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, da Marinha do Brasil.

O Grande Prêmio Internacional de Atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo com apoio da Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do Pará. Uma exibição especial do atletismo paraolímpico paraense abriu a programação das provas de pista e de campo. O governador estava acompanhado do secretáario de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, e do chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho.

Os atletas Alan Fonteles, medalhista mundial; Bruno Lins, campeão brasileiro das provas de 100, 200 e 400 metros do circuito brasileiro de atletismo paraolímpico, e Danyson Melo de Oliveira, outra boa promessa do atletismo paraolímpico paraense integraram a comitiva. O GP Internacional de Atletismo trouxe para Belém as maiores estrelas brasileiras da modalidade, como a campeã Olímpica de Pequim, Maurren Maggi, do salto em distância; Fábio Gomes da Silva, atual recordista da prova de salto com vara, e Ana Cláudia Lemos Silva, uma das líderes do ranking 2011, na prova de 100 metros rasos.

O superintendente da Caixa Econômica no Pará, Evandro Narciso de Lima, ressaltou o orgulho da Instituição em participar do evento. “Nos sentimos muito honrados, é um resgate importante para o Pará. Para nós, como patrocinadores do atletismo nacional, é muito importante esta parceria com o governo, que ajuda a trazer de volta a competição ao Estado. Esperamos conseguir trazer outros eventos de repercussão nacional”, disse.

O presidente da Confederação Nacional de Atletismo, Roberto Gesta, falou sobre o valor do torcedor paraense para o fortalecimento da competição. “É um privilegio voltar a Belém para a décima edição do GP. Atletas do Brasil e do mundo são unânimes ao testemunhar sobre a generosa hospitalidade do povo paraense. Isso é uma grande conquista para o atletismo e par o esporte em nosso país”. Nas noves edições anteriores, Belém registrou os maiores números de espectadores em competições de atletismo da América do Sul.

Desempenho - Os primeiros resultados saíram da prova dos cinco mil metros rasos. A campeã da prova foi Almaz Ayana, da Etiópia, com tempo de 15 minutos, 12 segundos e 24 centésimos; em segundo lugar, também da Etiópia, ficou a atleta Mekdes Bekele, com tempo de 15 minutos, 49 segundos e 11 centésimos. A terceira colocada foi a atleta do Kênia, Putirty Cherotick Kirui, com tempo de 13’,13’’,42’’’.

Na versão masculina da prova dos cinco mil metros, os atletas quenianos confirmaram o favoritismo e lideraram as 12 voltas na pista Olímpica do Mangueirão. A medalha de ouro ficou com a atleta Bisluke Kpkorir Kplagat; a prata ficou com Davird Kiprotich Belt e o bronze com Tshamano Setone, da África do Sul. Na prova do arremesso do peso feminino, a atleta do Trinidad y Tobago, Cleopatra Borel, ficou com a medalha de ouro; a medalha de prata ficou com Mailin Vargas, de Cuba, e a medalha de bronze ficou com a atleta cubana Misleydis González.

Na prova dos 100 metros com barreiras, a vencedora foi a atleta Brigite Merlano, da Colômbia, com tempo de 13.04, em segundo lugar ficou Andrea Bliss, da Jamaica, com tempo de 13; 33 e em terceiro lugar a brasileira, Maila Paula Machado, com tempo de 13;34. A mulher mais rápida do GP foi a nigeriana Oludamola Osayomi, da Nigéria, com tempo de 11 segundos e 31 centésimos.

Na prova dos 100 metros com barreiras, o atleta norte-americano Antwon Hicks ficou com a medalha de ouro; o brasileiro Matheus Inocêncio foi medalha de prata e o bronze ficou com Thiago Mendes Castelo Branco. A brasileira Ana Cláudia Lemos Silva, recordista brasileira e sul-ameriacana da prova dos 100 metros rasos ficou com a medalha de bronze, já a prata ficou com a atleta Talesia Harrigan.

Mais de 20 mil pessoas assistiram as provas no Estádio Olímpico do Pará. A competição acontece simultaneamente. O governador Simão Jatene avaliou positivamente o evento e disse que o sucesso deve-se ao pacto estabelecido entre os vários parceiros envolvidos na organização. “Temos que entender que nossa cidade estava fechada para os grandes eventos, que agora nós estamos resgatando. O Pará é um Estado com muitos desafios que precisam de muitos parceiros para ajudar a superar”, disse.

Copa do Mundo

Falando de futebol, o governador não descartou a possibilidade de Belém ganhar um jogo amistoso da seleção brasileira antes da Copa de 2014. A negociação com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, está bem adiantada. “É possível trazer um jogo amistoso da seleção, mas vamos aguardar um pouco mais para poder confirmar essa informação”, disse o governador, que acompanhou o Grande Prêmio da tribuna de honra do Mangueirão.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo, também avaliou positivamente o Grande Prêmio e disse que a competição foi uma prévia dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio de Janeiro, em 2016. “O GP em Belém é sempre excelente. Neste domingo, até o tempo ajudou com pouco sol. Em termos dos atletas, o nível é muito bom. Tivemos o grande campeão Dwain Chambers, e os quenianos que lideraram a prova dos cinco mil metros”, disse.

O atleta americano Dwain Chambers correu os 100 metros rasos em 10’’16 e ficou com a medalha de ouro; a prata ficou o atleta de Trinidad y Tobago Marc Burns, com tempo de 10’’ 38 e Adams Harris ficou com o bronze. Melhor brasileiro da prova foi Sandro Ricardo Viana, com tempo de 10’’53. Na prova do salto com vara, o brasileiro Fábio Gomes da Silva não foi bem e perdeu a medalha de ouro para o cubano Lázaro Borges (5,70); Fábio foi prata com 5,50 e a medalha de bronze ficou com o atleta brasileiro Thiago Braz da Silva.

No salto triplo masculino, o atleta cubano Osniel Tosca, ficou com a medalha de ouro; Jefferson Dias Sabino, do Brasil, ficou com a prata, e Hilton da Slva, também do Brasil foi medalha de bronze. Na prova dos 800 metros, o brasileiro Kleberson Davide foi vice-campeão da prova, perdendo apenas para o atleta keniano, David Mutinda Mutua, favorito da prova. O terceiro lugar ficou com Rafith Rodriguez, da Colômbia.

A maior estrela da prova, a brasileira Maurren Maggi encerrou a série de saltos em terceiro lugar e ficou com a medalha de bronze. Keila Costa, também brasileira, ficou com a prata; e a americana Brianna Glenn ficou com ouro. O GP encerrou com o tradicional sorteio de um carro zero quilômetro. O sorteado foi o número 05.601, pertencente a Juvenal Pereira da Costa. O secretário Marcos Eiró entregou as chaves do carro ao grande ganhador do dia.

Ascom/Seel

14
05

Nenhum comentário:

Postar um comentário